Lei dos Rendimentos Decrescentes

 1. Explica os seguintes conceitos:

- combinação dos factores produtivos:  Como os diferentes fatores de produção, Trabalho (L); Capital(K); Tecnologia (A), são combinados e resultam em produção (Y)
- função de produção:  Y =f (A,K,L)
- factores de produção: Trabalho (L), capital(K) e Tecnologia (A).
- complementaridade dos factores .Quando fatores de produção são usados juntos para aumentar a produtividade. Como: máquinas sendo a capital e trabalho que precisam juntar-se  para produzir.
- substituibilidade dos factores: Substituir um fator de produção por outro, como substituir trabalho (L) por capital (K)
- o número óptimo de trabalhadoresO número ótimo de trabalhadores é quando o produto Marginal é máximo. 

2. Distingue o curto prazo do longo prazo tendo em vista a produção.
O curto prazo só varia o trabalho enquanto em longo prazo varia tudo 
A curto prazo a combinação é ótima dos fatores produtivos, corresponde a máxima  produtividade marginal.
A longo prazo a quantidade a produzir corresponde ao minimo custo unitário/médio - dimensão ótima , em que se obtém economias de escala.
3. Enuncia a lei dos rendimentos decrescentes.
A lei dos rendimentos decrescente aumenta a quantidade um fator de produção mantendo os outros fatores fixos, a produtividade adicional desse fator tende a diminuir após um certo ponto.
4. Define:
- Produto Marginal/Produtividade Marginal 
- Produto Médio/Produtividade Média

produto marginal ou a produtividade marginal de um fator é produto adicional gerado por uma 
unidade adicional desse fator, mantendo os restantes fatores constantes.
produto médio ou produtividade media é igual á produção total dividida pela totalidade de unidades do fator de produção.
 5. Preenche a tabela que se encontra aqui, e constrói um gráfico que ilustre a relação entre a Produção Total, o Produto Marginal e o Produto Médio. Publica o link do ficheiro.
6. Observando a tabela construída no ponto anterior.
a) Interpreta a linha correspondente ao trabalho = 3;:  O produto médio só começa a diminuir após o produto marginal cair abaixo do produto médio. Isso ocorre porque o produto marginal influencia o produto médio; enquanto o marginal for maior que o médio, este continuará subindo. Quando o marginal se torna menor que o médio, o produto médio começa a decrescer.
b) "Quando o produto marginal é decrescente, o produto médio também decresce". Justifica. Esta alínea está correta pois a lei dos rendimentos descrescentes diz que quando o produto marginal desce, o produto médio também.
c) Identifica a coluna que expressa a lei dos rendimentos decrescentes.

Até o terceiro trabalhador, o Produto Marginal aumenta, verificando ganhos crescentes.

A partir do terceiro trabalhador, o Produto Marginal começa a decrescer (vai de 60 toneladas para 40 toneladas no quarto trabalhador, e assim por diante), o que evidencia a aplicação da Lei dos Rendimentos Decrescentes.

Essa redução no Produto Marginal ocorre porque os fatores fixos (provavelmente o espaço ou equipamentos) começam a limitar a produtividade adicional de cada novo trabalhador, gerando um menor retorno por unidade de trabalho adicionada. O terceiro trabalhador contribui com 60 toneladas, aumentando o PT para 140 toneladas e elevando a média para 46,67 toneladas. O Produto Marginal decrescente não causa a queda imediata do Produto Médio. Só ocorre quando o PMg fica abaixo do PM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei de Engel 2023